segunda-feira, 14 de junho de 2010

Planificações de actividades


Neste espaço apresentamos uma panóplia de actividades que estão relacionadas com o desenvolvimento da literacia, desenvolvimento fonológico, desenvolvimento da compreensão e da produção do oral. Estas actividades estão adaptadas a diferentes faixas etárias do pré-escolar ao 4º ano lectivo do 1º ciclo.

No desenvolvimento da literacia...

Uma das principais tarefas a resolver pelas crianças no início da escolaridade básica é a aprendizagem da leitura e da escrita, sendo este um processo complexo, que envolve uma variedade de competências e conhecimentos. Nas últimas décadas, a investigação tem apontado a relevância das competências de literacia no processo de aprendizagem formal da leitura e da escrita, cujo desenvolvimento ocorre muito antes de este processo se iniciar (Sulzby e Teale, 1996; Whitehurst e Lonigan, 1998).
Considerando o seu impacto no posterior desempenho académico, apresentam-se como preocupantes os níveis de literacia e o insucesso e o abandono escolares das nossas crianças.

No desenvolvimento fonológico...

Podemos dizer que "o termo consciência fonológica foi definido como a percepção de que as palavras são construídas por diversos sons. Tal conceito diz que a fala pode ser segmentada quanto à habilidade de manipular esses segmentos" (MEDEIROS e OLIVEIRA, 2008).
Assim sendo, denomina-se consciência fonológica a habilidade metalinguística da tomada de consciência das características formais da linguagem, adquirindo assim a sua organização na formação das palavras, sendo inserido na representação consciente das propriedades fonológicas e das unidades constituintes da fala.
Por isso, apresentamos aqui um conjunto de actividades que desenvolvem a consciência fonológica em diferentes faixas etárias.

No desenvolvimento da compreensão e produção do oral...

A Compreensão e a produção do oral são as duas componentes implicadas no processamento da informação verbal.
A compreensão envolve assim a recepção e decifração de uma cadeia de sons e a respectiva interpretação de acordo com as regras de um determinado sistema linguístico. A primeira etapa da compreensão passa pela percepção da fala e a segunda pela segmentação da cadeia sonora. Por outro lado, a produção do oral refere-se à estruturação da mensagem de acordo com as regras de um determinado sistema e materializada na articulação de cadeias fónicas, na linguagem oral.
A fala é, assim, a produção da linguagem na variante fónica que se realiza através do processo de articulação de sons.
Deste modo, deixamos aqui algumas actividades que desenvolvem a compreensão e produção do oral.

Sem comentários:

Enviar um comentário