domingo, 17 de janeiro de 2010

A Educação que acompanha a constante evolução...


Observamos que a realidade actual apresenta situações que exigem uma educação de acordo com uma nova problemática que devemos enfrentar. Os desequilíbrios sociais e culturais, a marginalização e a intolerância são problemas actuais que não devemos iludir.
Na sua tarefa diária, pouco a pouco, o professor descobre que a sua boa preparação académica não é suficiente, porque outros problemas, de comportamento, atitudes e relações, interferem nas aprendizagens dos seus alunos.


As nossas escolas reflectem uma realidade diversa e multicultural: problemas sociais, afectivos e emocionais entrecruzam-se no fluir da vida das aulas, pelo que é conveniente adoptar uma perspectiva ampla. Educar os nossos alunos com uma perspectiva aberta e solidária, prepará-los para abordar temas como: o ambiente, os direitos humanos, a intolerância, o racismo, a diversidade e a marginalização social é um novo desafio para a escola.
Do ponto de vista educativo, a prevenção deve ter em conta todas aquelas situações que, de uma forma ou de outra, afectem o clima de convivência pacifica e de companheirismo que deve prevalecer nos meios educativos.


Dora Pestana
Fátima Estrada

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