segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no pré-escolar



A "literacia tecnológica" constitui uma nova forma de literacia e que é cada vez mais entendida como representando um direito curricular essencial em qualquer currículo abrangente e equilibrado para o século XXI (Siraj-Blatchford e Whitebread, 2003)"


Tal como todas as crianças têm o direito de saber ler e escrever, todas elas têm o direito de se tornarem utilizadores competentes.


Uma criança tecnologicamente letrada é aquela que sabe usar a tecnologia, a considera interessante, procura nela desafios, sente-se segura e confiante nas suas competências e que sente que se envolveu numa interacção e comunicação sociais.


O ensino inicial deve proporcionar às crianças as experiências iniciais mais importantes para que possam compreender e, mais tarde, utilizar a tecnologia de uma forma adequada.


A integração transversal da tecnologia por todo o currículo, em vez de se optar por um acompanhamento separado, do computador é essencial. As crianças precisam de ver as TIC a ser utilizadas num contexto com sentido e com finalidades reais.


As TIC devem ser entendidas como uma ferramenta multifuncional para a aprendizagem inicial usadas para introduzir e corroborar experiências reais do quotidiano e actividades físicas, sem nunca as substituir!

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