A "literacia tecnológica" constitui uma nova forma de literacia e que é cada vez mais entendida como representando um direito curricular essencial em qualquer currículo abrangente e equilibrado para o século XXI (Siraj-Blatchford e Whitebread, 2003)"
Tal como todas as crianças têm o direito de saber ler e escrever, todas elas têm o direito de se tornarem utilizadores competentes.
Uma criança tecnologicamente letrada é aquela que sabe usar a tecnologia, a considera interessante, procura nela desafios, sente-se segura e confiante nas suas competências e que sente que se envolveu numa interacção e comunicação sociais.
O ensino inicial deve proporcionar às crianças as experiências iniciais mais importantes para que possam compreender e, mais tarde, utilizar a tecnologia de uma forma adequada.
A integração transversal da tecnologia por todo o currículo, em vez de se optar por um acompanhamento separado, do computador é essencial. As crianças precisam de ver as TIC a ser utilizadas num contexto com sentido e com finalidades reais.
As TIC devem ser entendidas como uma ferramenta multifuncional para a aprendizagem inicial usadas para introduzir e corroborar experiências reais do quotidiano e actividades físicas, sem nunca as substituir!
Sem comentários:
Enviar um comentário