segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escrita


O artigo que investigámos na scielo, uma página que contém múltiplos documentos essenciais a todo o tipo de vertentes é, sem dúvida alguma, um método de pesquisa fidigno e de acesso global a toda uma comunidade.
Este artigo pesquisado insere-se no âmbito de uma investigação levada a efeito num Jardim de Infância, em que desenvolvemos e acompanhámos um projecto de integração das novas tecnologias no contexto das suas salas de actividades. Ainda que a investigação realizada tivesse procurado, na sua globalidade, contemplar as diversas vertentes de todo o processo, neste artigo procuraram analisar um dos tipos de actividades específicas desenvolvidas com recurso ao computador: a actividade de escrita. Procuraram, ainda, no âmbito da abordagem qualitativa que adoptaram, considerar as suas características, a forma como esta actividade é encarada pelas crianças, como se integra e como se foi desenvolvendo no contexto de trabalho das salas de actividades, nomeadamente ao nível das interacções que suscitava, entre as crianças, entre as crianças e os adultos, e entre as crianças e os computadores.
Uma das actividades de literacia familiar, a que se tem dado especial ênfase nos últimos anos, é a leitura de histórias. Tem-se verificado que esta prática pode, de uma forma lúdica, positiva e informal, proporcionar oportunidades várias para a transmissão de conceitos, conhecimentos, regras e competências de literacia, que influenciam de uma forma positiva a motivação e o processo de aprendizagem da linguagem. Neste sentido, após um estudo efectuado e publicado na ferramenta virtual - scielo – os autores procuraram caracterizar as práticas de leitura de histórias, em famílias com crianças de 5-6 anos, relativamente a vários aspectos, como por exemplo: frequência; tempo médio utilizado; iniciativa para essa leitura; interesse da criança; razões que levam os pais a lerem histórias; idade com que os pais geralmente iniciam a leitura de histórias aos seus filhos, etc. Procuraram também estudar as associações entre práticas de leitura de histórias e conhecimentos emergentes de literacia. Assim, verificaram que essas práticas não só apareciam associadas às conceptualizações das crianças sobre a escrita, como à sua percepção da funcionalidade da leitura e escrita e ainda a alguns aspectos dos seus perfis motivacionais.

Para mais informações sobre este documento apresentamos então o link correspondente:

Análise psicológica: Era uma vez...
Podem dar uma vista de olhos!

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